8 Dicas de como fazer mais dinheiro no Google Adsense

Esse artigo foi escrito pelo @MauricioZane para a Edição 5 da Revista Blogosfera.

O AdSense é um serviço de distribuição e entrega de publicidade do Google em sites afiliados ao sistema criado em 2003. O Google percebeu que tinha um grande número de anunciantes e se fizesse parceria com outros sites conseguiria entregar um número maior de exibições para os seus anunciantes e poderia crescer sua receita rapidamente sem ter que investir muito.

A ideia deu tão certo que o AdSense já representa quase 30% de toda a receita do Google. Estamos falando de uma fatia de 10 bilhões de dólares em 2011 e tem gente que acha que o programa é “brincadeira de blogueiro”. No Brasil o AdSense conta com parceiros de peso como Globo.com, SBT, Baixaki, Apontador, Grupo RBS entre outros.

O sistema é muito simples de usar e isso incentivou muitos blogueiros a entrarem no negócio, você apenas adiciona um código javascript fornecido dentro do AdSense e o Google faz todo o resto. Ele lê o seu site e exibe anúncios relevantes com o seu conteúdo, quanto mais relacionado com o seu conteúdo maior é a chance de um visitante do seu blog clicar no anúncio.

A ideia é que os anúncios sejam parte do conteúdo e cada vez menos intrusivos. Essa mágica toda do sistema acabou fazendo com que fosse adotado por milhares de blogs no mundo todo, justamente por ser uma propaganda suave e bastante útil aos visitantes, além de gerar uma receita boa para os editores.

Até aí, se você já usa o programa poucas novidades, o que todos os editores querem saber é como ganhar mais grana com o programa. Eu faço parte do programa desde 2007 e acho que posso dar algumas dicas valiosas:

ganhar dinheiro google adsense

8 Dicas de como fazer mais dinheiro no Google Adsense

1) Crie mais blocos de código e segmentação de critérios

Essa dica é uma das mais importantes que eu descobri nos últimos anos, a cada espaço de publicidade que você tiver crie mais um bloco de código, se você usar o mesmo bloco o sistema irá juntar todos os seus dados e tratar como uma coisa só. Exemplo: ele vai somar o seu CTR e RPM da página inicial e das páginas internas se você usar o mesmo bloco para ambas. Isso é péssimo, pois, quando um anunciante ver o seu critério para anunciar irá ver um número inflado com dados de mais páginas.

O segredo é tratar cada página como uma página nova, se as suas páginas internas recebem mais visitas que a Home então ela é mais valiosa e deve ter um bloco somente para ela. Fazendo isso você aumenta o seu CTR enxugando impressões desnecessárias e de quebra pode subir o CPC, ou seja, mais $$$.

Quer continuar lendo esse artigo? Então faça o download da Edição 5 da Revista Blogosfera, é inteiramente grátis.

Aprenda a fazer MUITAS vendas no Hotmart, todos os dias, sem investir em anúncios pagos

Gustavo Freitas

Problogger, Professor universitário e Consultor em desenvolvimento e monetização de blogs. Saiba mais no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://revistablogosfera.com.br

3 Comentários

  1. Artigo bem interessante!

    O que eu utilizei para aumentar minhas receitas com o google adsense foi inserí-lo dentro do texto. A taxa de cliques aumentou abruptamente.

    Abraços!

  2. Muito boa a dica, anotada, amei! Adicionei o blog nos favoritos 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *