Como conquistar anunciantes diretos para seu Blog

Esse artigo foi escrito pelo Marcos Lemos do Ferramentas Blog para a Edição 5 da Revista Blogosfera.

A prática mais comum de monetização de blogs e sites hoje é o uso de Programas Afiliados, especialmente o AdSense da Google por sua facilidade de implantação e adaptação a praticamente qualquer conteúdo de blog. É possível usar os programas Afiliados como uma maneira de descobrir o potencial comercial de seu blog e, para mais tarde, conquistar anunciantes e/ou patrocinadores diretos.

Não é para todo tipo de blog que os programas afiliados sempre serão rentáveis, dependendo do seu público alvo somado ao tipo de conteúdo que você produz. É bom estar preparado para conseguir anunciantes diretos que pagarão pelo espaço ocupado.

Uma coisa que aprendi com o Paulo Faustino do Escola Dinheiro é não colocar todas as suas fichas num único método de monetização. Eu tenho minhas preferências e até um pouco de dificuldades de me acertar com programas afiliados. Para meu estilo de trabalho os anunciantes diretos dão mais certo e sobra espaço para a divulgação de meus próprios produtos e serviços.

Conquistando anunciantes diretos

Não preciso falar aqui o óbvio sobre como é importante criar conteúdo de qualidade e focar-se num público específico. Sem isso, o seu blog nunca conseguirá ser consistente. O que a maioria das empresas e agências procuram são trabalhos consistentes e duradouros.

1. Longevidade é o primeiro passo

É importante que o projeto para seu blog seja a longo prazo e tenha algum tempo de existência. Blogs novos e com pouco conteúdo podem não convencer os possíveis anunciantes de sua capacidade.

Por isso é importante dedicar-se no início à monetização com programas afiliados, aprender o potencial de retorno do seu trabalho e consolidar-se em seu nicho. Isso pode levar um tempo. Penso eu que isso leva mais de 1 ano.

como conquistar anunciantes para seu blog

2. Layout e plataforma

É preciso ter bem definido os espaços disponíveis em seu blog para anúncios e este layout tem que ter alta qualidade gráfica/visual e ser de fácil usabilidade. Se você quer ganhar dinheiro com seu blog, seja com anunciantes diretos, programas afiliados ou mesmo produtos/serviços próprios, recomendo fortemente investir na compra de um layout exclusivo e desenhado especialmente para seu blog.

Outro ponto importante é a plataforma. O Blogger (BlogSpot) é muito bom e tem potencial para se construir ótimos blogs, mas não é o que vou recomendar. O melhor mesmo é ir para plataformas como o WordPress.org. Existem plugins de rastreamento que auxiliam você a mensurar o potencial de cada espaço de banners. Anunciantes gostam de dados para medir os resultados. Além disso, seu blog precisa parecer o mais profissional e sério possível, isso passa pela plataforma usada.

Quer continuar lendo esse artigo? Então faça o download da Edição 5 da Revista Blogosfera, é inteiramente grátis.

Aprenda a fazer MUITAS vendas no Hotmart, todos os dias, sem investir em anúncios pagos

Gustavo Freitas

Problogger, Professor universitário e Consultor em desenvolvimento e monetização de blogs. Saiba mais no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://revistablogosfera.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *