Como criar artigos sem perder a originalidade

Esse artigo foi escrito pelo Bruno Simomura do Meta.Blog para a Edição 5 da Revista Blogosfera.

Quando queremos criar um blog e obter destaque no nicho de mercado em que atuamos, é muito comum começarmos com muita energia e com várias idéias para novos artigos. Com o passar do tempo, nós começamos a perceber que criar novos conteúdos não é bem uma tarefa muito simples, e que é um verdadeiro desafio partir para a originalidade quando pensamos que já escrevemos sobre absolutamente tudo.

Esse tipo de problema afeta blogueiros de todos os tamanhos, todas as classes, e acima de tudo, de qualquer que seja o nicho de mercado em que você atua, por exemplo:

Blog sobre carros

Pode ser que ao começar um blog sobre carros, que você inicie falando da lataria, depois passe para os tipos de combustíveis, modelos luxuosos, itens de série, e também fale sobre os novos modelos das grandes marcas. É bem verdade que chegará um momento que praticamente todo novo automóvel que sair de fábrica, receberá um artigo muito parecido daqueles já criados, mas afinal de contas, como faremos para driblar a falta de originalidade e criar artigos sempre completos e criativos? Para isso, bolei algumas dicas especiais para essa edição da Revista Blogosfera.

como criar artigos sem perder a originalidade

Técnica #1: Associação aos fatos

Uma forma simplesmente fantástica que eu uso para criar conteúdos sempre originais, é tentar associar algum fato do cotidiano e trazer isso para dentro da temática do blog. Por exemplo, esses dias atrás eu criei um artigo contendo 7 lições que aprendi com o Hopi Hari. Nessa mesma semana, havia ocorrido um acidente no parque temático, e como acredito que os seres humanos não vivem somente das “desgraças”, tentei retirar a parte boa dessa história.

Técnica #2: Valorizando o passado

É bem verdade que podemos criar conteúdos que um dia poderão se tornar obsoletos (por questões naturais do desenvolvimento do tema), por isso, uma dica que tenho para compartilhar, é a possibilidade de você rever o histórico do blog, buscando por artigos que já estejam desatualizados, e a partir desse instante, é possível criar um novo artigo, no qual você relembrará a publicação passada, e inserirá a atualização para o assunto, dessa forma, por mais que você tenha criado um conteúdo que já havia no blog, você estará simplesmente revendo os fatos e aplicando a informação para o contexto atual.

Quer continuar lendo esse artigo? Então faça o download da Edição 5 da Revista Blogosfera, é inteiramente grátis.

Aprenda a fazer MUITAS vendas no Hotmart, todos os dias, sem investir em anúncios pagos

Gustavo Freitas

Problogger, Professor universitário e Consultor em desenvolvimento e monetização de blogs. Saiba mais no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://revistablogosfera.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *