Como desenvolver um layout de qualidade para seu blog

Esse artigo foi escrito pelo Iago Melanias do Blogando com Facilidade para a Edição 5 da Revista Blogosfera.

Criar uma identidade para um blog é um dos processos de maior importância para atingir o sucesso. Criar uma identidade visual faz parte da construção de um blog de qualidade principalmente quando você não tem uma identidade visual ou quando essa está precária.

Neste artigo irei dar dicas para você melhorar seu layout, criar um novo mais qualificado, ou, para você que está pensando em criar um blog, e não sabe como criar um bom layout ainda.

1. Planeje o Layout

A principal etapa para construir um layout é o planejamento. Nessa etapa, você precisará de um editor de imagens, recomendo o Photoshop, você começará um projeto do zero e nele você irá desenvolver todo um layout. Desde os pontos simples, até os mais complexos e os mais detalhados como cores, posicionamento, alinhamento, tamanho.

como desenvolver um layout

Agora é necessário que você inspire-se para criar algo de qualidade, jamais copie um layout, nunca roube completamente elementos que você viu em outro blog. Quando quiser inspirar-se em um layout, normalmente inspire-se para fazer algo melhor, e não para fazer algo igual. Saiba identificar elementos correspondentes à identidade visual. Normalmente, o nome do seu blog e seu nicho já apresentam por si só as cores mais adequadas e os tamanhos melhores.

É importante também saber que o layout precisa ser agradável, é importante que você não use um jogo de cores inadequado, por exemplo, usar muitas cores e não aplica-las de forma eficiente. Tais dicas são mais teóricas e envolvem muito a inspiração do criador. Procure sempre inspirar-se muito antes de criar um layout, sem inspiração você não consegue dar o máximo de si. Fazer sempre o melhor depende sempre do melhor horário e do melhor local para se fazer. Então evite ter pressa quando for criar seu layout.

Quer continuar lendo esse artigo? Então faça o download da Edição 5 da Revista Blogosfera, é inteiramente grátis.

Aprenda a fazer MUITAS vendas no Hotmart, todos os dias, sem investir em anúncios pagos

Gustavo Freitas

Problogger, Professor universitário e Consultor em desenvolvimento e monetização de blogs. Saiba mais no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://revistablogosfera.com.br

1 Comentário

  1. Na minha opinião eu prefiro no começo se preocupar com o conteúdo para ganhar visitantes e depois escolho um bom layout isso caso não se tenha dinheiro para investir pois ainda encontramos muitos templates free de excelente qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *