Como elaborar um artigo para um blog?

Você consegue escrever artigos para seu blog? Tem dificuldades por que a inspiração não surge e todas as sugestões que aparecem na sua mente não são originais? Deseja um artigo de “parar o trânsito” e por isso nunca sai do papel?

Se você é assim, não se preocupe por que também fui assim: ou melhor, estou me recuperando dessa síndrome de querer tudo perfeito…

O livro Start-up de 100 dólares de Chris Guillebeau e o conselho de um professor na universidade tem me ajudado muito a encontrar inspiração para os assuntos dos artigos. A palavra “convergência” diz alguma coisa?

Se você não leu o livro não se preocupe, pois estarei explicando alguns dos tópicos que estão mais me ajudando todos os dias. Para quem estuda e trabalha normalmente o grande problema é a falta de tempo, correto?

Pois é,  então um professor dizia que temos que sempre buscar convergência nas tarefas do dia a dia e nos estudos e assim estaremos economizando tempo.

Um exemplo: é estar na rua e observar alguma ideia que surge ao passear no shopping ou em uma propaganda, etc. Unir o útil ao agradável, isto é, o passeio a algum tipo de aprendizado.

Então, no livro o autor faz um estudo sobre os empreendedores de sucesso e que iniciaram um negócio com muito pouco dinheiro. No caso ele apontam alguns fatores que caracterizaram os casos estudados.

As pessoas buscaram realizar a convergência daquilo que gostavam com o que os clientes precisavam. Outro ponto é que não há necessidade de ser algo original, mas algo que seja importante e os clientes possam atribuir valor. Simples assim!

Mas você pode estar se perguntando: o que tudo isso tem a ver com ao assunto desse artigo?

Como elaborar um artigo para um blog?

Dica 1: Inspiração para a escrita.

Como você consegue encontrar a inspiração para a escrita dos seus artigos? Eu consigo encontrar inspiração de algumas formas:

1 – Estudar e/ou vivenciar algumas dificuldades em algum assunto relacionado ao meu projeto. Nesse ponto entende a importância da convergência? Você otimiza o seu tempo quando escreve algo que aprendeu e poderá ajudar outras pessoas. Você está unindo o útil ao agradável. Um exemplo comum são os tutoriais. Algumas pessoas desenvolvem tutoriais em cima daquilo que aprenderam.

2- Descobrir as dúvidas do público-alvo. Analisar nos seus artigos mais comentados, quais as dúvidas dos leitores. Mas vamos supor que seus artigos ainda não sejam tão comentados, então poderá ir nos blogs/sites concorrentes e analisar quais as dúvidas nos comentários.

Dica 2: Planejador de Palavras-Chaves do Google.

Depois que escolho o assunto que irei abordar, em seguida, pesquiso no planejador de palavras-chaves qual a expressão mais usada.

Não me preocupo muito em escolher as palavras-chaves com maior número de pesquisas, mas sim analisar as sugestões, fornecidas pelo planejador, que farão mais sentido dentro do que desejo escrever e, aí sim, avalio a melhor escolha em buscas mensais.

Dica 3: SEO Onpage e Offpage.

Se você tem um blog certamente deseja aumentar o tráfego gratuito para conquistar as primeiras posições do Google. Independente se atua com Google Adsense ou Infoprodutos, se desejar aumentar as visitas orgânicas, terá que usar técnicas de SEO.

Então, seu artigo deverá estar otimizado com SEO Onpage: 1) links internos para outros artigos relacionados em seu blog e inclusive para a homepage; 2) links externos de fontes com grande autoridade, como fundamento de sua pesquisa; 3) otimização de imagem. Tudo isso utilizando como recurso o plugin Yoast SEO para WordPress.

No SEO Offpage para conquistar mais autoridade ao seu blog, o foco é escrever artigos de qualidade para outros blogs também de autoridade, realizar comentários em outros blogs,e etc. Mas cuidado para isso não se tornar uma prática de Black Hat SEO.

Leia também: White Hat SEO ou Black Hat SEO?

Quais os recursos que usa no dia a dia para escrever artigos para seu blog? Compartilhe sua experiência e deixe seu comentário!

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

Aprenda a fazer MUITAS vendas no Hotmart, todos os dias, sem investir em anúncios pagos

Cristiane Gouget

Sou formada em Economia e mestrando em Economia Empresarial e apaixonada por assuntos relacionados ao Empreendedorismo Digital e Finanças Pessoais. Autora dos Blogs: Experts Digitais e Guarde Dinheiro.

Website: http://expertsdigitais.com.br

4 Comentários

  1. Gostei muito dos seu artigos estou me preparando para entra no mundo digital,estou vom um blog de teste gostaria de sua opinião para posiciona um blog sem concorre cia..

    • Marcos,

      Não sei se entendi bem sua pergunta, mas ainda não sou expert na área, embora eu tenha estudado e praticado bastante. Bom, você pode conseguir um bom posicionamento usando técnicas de SEO. Assim conseguirá tráfego orgânico. Só que um projeto de SEO pode demorar desde alguns meses (3 ou 6 meses) até 1 ano ou 1 ano e meio. Terá que testar para ir avaliando seus resultados.

      Sucesso e grande abraço,

      Cristiane Gouget

  2. Vejo muita gente que não tem experiência com redação tentando escrever textos sobre diversos assuntos, acredito que deveriam focar mais em fazer o que conhecem, como desenvolvimento, marketing, redes sociais e terceirizar a parte de produção do conteúdo com redatores mais experientes.

    • Jorge,

      Olá, tudo bem? Pensava um pouco como você, mas mudei um pouco a este respeito. Ninguém começa a escrever maravilhosamente bem… Salvo alguns gênios… rs Mas alguns amigos já me explicaram que se ficar esperando ser perfeita na escrita, jamais escreverei… Um exemplo mais próximo, que talvez já tenha ouvido falar, é o caso do Victor Palandi. Depois pesquise na Web sobre isso. Ele diz que ao iniciar no copywriting os artigos eram ruins e foi aprimorando com os feedbacks que recebia e não se deixou abalar com isso porque queria ser bom nessa área. Não me refiro a escrever com erros de português porque isso é algo diferente e a meu ver meio que inaceitável, mas são as limitações de cada um. Somente gostaria de enfatizar que não deve esperar ser perfeito para começar a escrever. Outro aspecto é que deve escrever algo que tenha vivenciado ou entenda um pouco mais que a média das pessoas, pois assim já estará ajudando. A dica é falar sobre algo que gosta e não pensando somente no aspecto monetário. Espero ter ajudado.

      Sucesso e grande abraço!

      Cristiane Gouget

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *