Como construir uma carreira sólida como Problogger

Este é um guest post enviado por Adriano Luz, que é fundador do blog Afiliados-na-web.com e tem realizado um trabalho forte com Programa de afiliados.

Ser problogger é o alvo de muitos que começam suas atividades na internet, por despertarem interesse achando que é possível obter altos ganhos com um trabalho tranquilo a partir da própria casa. É claro que é possível obter bons rendimentos com este tipo de trabalho, porém não é tão simples igual muitos iniciantes pensam e exige muito mais esforço e conhecimento do profissional que deseja realmente se destacar dentre os demais.

Existem algumas características que todo aspirante a problogger necessita ter para chegar em seus objetivos e conseguir aparecer junto a blogosfera. Hoje vou destacar alguns pontos que entendo serem primordiais para o sucesso de qualquer projeto.

como se tornar um problogger de sucesso

Estabeleça seus objetivos

Antes de mais nada, é preciso saber o que almeja para não se perder dentre a imensa quantidade de informações que encontramos na internet. Seu escopo deve ser limitado ao que realmente busca. Estabeleça claramente quais serão seus objetivos, se é ganhar dinheiro com programas de afiliados, buscar reconhecimento no meio em que trabalha, se é buscar reconhecimento a fim de conseguir uma colocação profissional melhor e etc. Tenha bem claro aonde quer chegar, pois isso fará com que trace os caminhos de acordo com o planejado e evite que perca o foco ao longo de sua jornada na blogosfera.

Construa uma imagem respeitável

Ao escrever, lembre-se que acima de tudo você esta construindo sua imagem perante seus leitores. Portanto, escrever artigos com pouca originalidade, textos com qualidade duvidosa ou que não agreguem informações aos leitores, podem trazer danos irreparáveis a sua imagem. Procure conhecer e dominar o assunto que aborda, de forma a transmitir seu conhecimento e conquistar a confiança de seus leitores. Muitos bloggers quando começam acreditam não ser necessário transmitir tanto conhecimento para cativar leitores, mais estão redondamente enganados. Com a diversidade de informações que a internet proporciona, os leitores estão cada vez mais seletivos e buscam blogs e sites que realmente lhe tragam algo útil.

Além disso, perfis responsáveis e com profissionalismo em redes sociais dão ainda mais credibilidade se busca ser reconhecido como problogger. Muitos erram por se descuidar nas redes sociais, e acabam por demonstrar uma imagem que o descredencie em seus projetos. Lembre-se sempre: Você esta sendo visto!

Preocupe-se com a estrutura do seu projeto

Começar um projeto sério para se tornar um problogger diferenciado, com certeza não será com uma infra-estrutura inadequada. Inviabiliza qualquer tentativa de sucesso na blogosfera um template mal-estruturado, sem os componentes visuais para deixar uma imagem agradável, desalinhamentos e outros problemas relacionado a navegabilidade. Se queres conquistar algum espaço na blogosfera, tenha um template adequado e com bom tempo de carregamento. Muitas vezes, principalmente quando utilizamos WordPress, a infra-estrutura começa desde um servidor de hospedagem de qualidade.

Só indique o que realmente confia

Muitos bloggers também pecam por recomendar produtos e serviços que não conhecem apenas para receber alguma comissão pelas vendas e cadastros. Antes de realizar qualquer recomendação, lembre-se de que a sua imagem esta sendo transportada através daquela recomendação. Muitas vezes, podemos estar a jogar fora um grande trabalho realizado por recomendar um produto ou serviço que não seja confiável ou e qualidade. Não troque sua credibilidade por alguns reais ganhos em comissões.

Estas são algumas características importantes que vejo para se construir uma carreira sólida como problogger e conquistar espaço na blogosfera.

E você, o que pensa a respeito?

Aprenda a fazer MUITAS vendas no Hotmart, todos os dias, sem investir em anúncios pagos

Gustavo Freitas

Problogger, Professor universitário e Consultor em desenvolvimento e monetização de blogs. Saiba mais no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://revistablogosfera.com.br

7 Comentários

  1. Estou investindo no meu blog, pois é um nicho que gosto muito: música e produção musical.

    Mas me falta executar o segundo passo e me dedicar mais nele.

    Excelentes dicas!

  2. Gostaria de orientação sobre monetizar meu blog, dizem que é bom ter um mentor, já pesquisei sobre, porém não confio em ninguém até porque a maioria somente querem vender cursos. Que falam sempre as mesmas coisas. Me escrevi em afiliados, porém não ganhei nada. Meu blog fala sobre o trabalho em casa por clt e empreendedorismo. Ainda não consegui entender no que estou errando. Pode me orientar?

  3. Olá, Adriano. Excelentes dicas que tocam o cerne da imagem do blogueiro. Enquanto lia a primeira seção, sobre objetivos, veio-me a ideia do alinhamento que tais objetivos devem ter primeiramente com a felicidade e as coisas realmente importantes na vida do candidato a problogger. Percebi isso estudando esses dias sobre produtividade e gestão do tempo.

    Acho que todo mundo deveria ler um livro do tipo “A Tríade do Tempo” antes de se empreitar em qualquer projeto na vida, inclusive um blog.

    A originalidade é um pouco tirana e penso que o iniciante pode se ater à compilar o que tiver de melhor na blogosfera antes de ser original. Primeiro conhecer as regras, para depois quebrá-las e manter a consonância com a blogosfera.

    Sobre a indicação de produtos e serviços, nada a declarar. É como você disse.

  4. Realmente, tem que ter objetivos bem definidos para obter sucesso na Blogosera.

    “Perfis responsáveis e com profissionalismo em redes sociais dão ainda mais credibilidade se busca ser reconhecido como problogge”, essa é uma parte que muitos não cuidam e não sabem que os leitores e seguidores também observam isso, tirando um pouco da credibilidade do trabalho do blogueiro. Não precisa ser uma foto de terno e gravata no perfil ou 3×4, mas uma foto legal.

    Compartilhar só links dos seus blogs e dos outros na sua página também não é interessante, publique imagens, textos, frases, produza coisas direcionada apenas para seu perfil também, no facebook, twitter e onde achar necessário também.

    Ótimo artigo!

    • Verdade Guilherme,

      Este é um dos itens que poucos tomam cuidado em sua permanência na internet.

      Temos que lembrar que estamos sendo vistos em tudo. Imagine se o grandes probloggers como Paulo Faustino, Gustavo Freitas tiverem perfis em redes sociais sem profissionalismo algum? Com certeza eles perdem pontos em seus projetos.

      Por isto que ambos estão sempre em alta com seu publico, pois cuidam de suas imagens.

      Um abraço
      Adriano Luz

  5. Excelente artigo, estes cuidados são essenciais realmente, não é fácil, mas além destes, como diz um conhecido meu a sorte também é um belo ingrediente.

    • Marilúcia,
      gosto muito de uma frase do Einstein “Quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho”…rs
      abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *