Cuidado com a segurança em seu blog

Ao fazer uma busca de rotina em um dos meus blogs nas páginas dentro do WordPress, ao procurar por uma página em específico, tive um problema que talvez tenha ocorrido com você e nem tenha percebido.

Não tenho conhecimento profundo em informática, até mesmo porque minha formação é em economia, mas o objetivo deste artigo é estimular um debate sadio sobre o assunto e incentivar os especialistas no assunto a emitirem opinião e ao mesmo tempo compartilhar seu conhecimento conosco.

Cuidado com a segurança em seu blog

O problema que ocorreu em um dos meus projetos foi que ao acessar a área no WordPress e procurar uma página em específico, tive que piscar os olhos algumas vezes, pois existiam quase 10 páginas publicadas com conteúdos em inglês e relacionados a propagandas de remédios, dentre outros.

Rapidamente corri para excluir as páginas e troquei todas as senhas do computador. Mas fiquei muito preocupada pensando por onde deve ter sido a porta de entrada para alguém agir de maneira maliciosa neste blog.

Por isso, sempre é bom verificar as atividades em seus blogs.

Dicas simples de segurança

1 – Se você usa o navegador Chrome, nunca salve a senha quando ele perguntar.

2- Verifique toda semana se há atualização no Chrome, caso use este navegador, para estar mais protegido.

3- Use plugins de segurança em seu blog para evitar tentativas de acesso por terceiros. Recomenda-se que não use nomes de usuário como: admin ou seu nome ou algo muito fácil de ser descoberto.

4- Use programa para gerar e controlar senhas como o LastPass.

5- Mantenha o WordPress sempre atualizado.

Já uso o LastPass há mais de 1 ano e achava que estava protegida de invasão, mas não adianta de nada ter algo assim e deixar portas abertas em outros lugares. No meu caso, o navegador Chrome que uso bastante no dia a dia estava desatualizado e, além disso, ao passar o programa: Adwcleaner e Malwarebytes foi detectado várias fragilidades em portas no próprio Chrome.

Sempre tive receio de usar o Linux, por pensar que nem todos os programas mais conhecidos e úteis, eu poderia usar, mas vejo que não há alternativas. Alguns amigos especializados no assunto, relatam que é algo inevitável, pois a cada programa instalado, teremos que ficar instalando vários outros para proteção e isso está se tornando algo insustentável.

Por isso, muitos defendem que o Linux é a melhor opção e, diferentemente do que alguns falam, há todos os recursos que rodam no Windows e até melhores, mas é que estamos habituados a usar esta plataforma.

Se você deseja manter seu negócio online de maneira sustentável, infelizmente tem que estar atento as regras de segurança, caso contrário poderá perder seu trabalho de anos ou até mesmo perder horas para normalizar seu blog.

E você quais as dicas de segurança que usa em seus projetos? Já teve algum problema assim? Deixe seus comentários.

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

Aprenda a fazer MUITAS vendas no Hotmart, todos os dias, sem investir em anúncios pagos

Cristiane Gouget

Sou formada em Economia e mestrando em Economia Empresarial e apaixonada por assuntos relacionados ao Empreendedorismo Digital e Finanças Pessoais. Autora dos Blogs: Experts Digitais e Guarde Dinheiro.

Website: http://expertsdigitais.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *