Cuidados com a lei na hora de produzir o seu podcast

O podcast é um formato interessante pelo seu dinamismo e pela possibilidade de ser transportado com facilidade aonde o ouvinte for sem a necessidade de acesso a Internet. Basta um download e o ouvinte pode ter acesso ao podcast sempre que quiser e onde quiser.

Além disso, há o fascínio natural pela produção de um programa nos moldes dos programas de rádio que nos habituamos a ouvir desde criança. Exatamente por isso, vários blogueiros se transformaram em “podcasters” e muitos outros nutrem o desejo de seguir os seus passos.

Infelizmente, como tudo que é conduzido com seriedade e profissionalismo, normas legais devem ser seguidas para evitar que algo com grandes possibilidades de trazer realização e sucesso não se transforme em uma dor de cabeça de proporções desastrosas.

Um erro comum do iniciante é usar músicas das quais gosta ou tem alguma ligação pessoal como fundo musical para seus programas. Exatamente como os artigos de um blog ou as imagens que você usa para ilustrá-los; as músicas que você usa como fundo para o seu podcast não podem ter restrições de uso em relação ao direito autoral.

podcast e plagio, cuidado

Exatamente. Aquela música que ficou “perfeita” e deu “aquele clima” ao seu podcast pode ser de alguém que não fique muito feliz por não ter recebido um único centavo pela sua utilização. Afinal, da mesma forma que você levou “um tempão” para produzir o seu podcast e o fez com o maior carinho e dedicação, o músico também assim o fez.

Quer continuar lendo esse artigo? Então faça o download da Edição 4 da Revista Blogosfera, é inteiramente grátis.

Aprenda a fazer MUITAS vendas no Hotmart, todos os dias, sem investir em anúncios pagos

Gustavo Freitas

Problogger, Professor universitário e Consultor em desenvolvimento e monetização de blogs. Saiba mais no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://revistablogosfera.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *