Direitos Autorais de Vídeos ou Imagens na Internet

Se você se preocupa com direitos autorais de vídeos ou imagens na Internet, seja bem-vindo(a) ao clube! Atuo em alguns outros projetos e principalmente em setores onde imagens é algo não diria importante, mas essencial!

Então, tenho lido bastante sobre este assunto, que anda me incomodando um pouco, e é um assunto polêmico não só no Brasil, mas também em outros países.

Você que pensa em ter um negócio sustentável, ou seja, algo para toda a vida e com tudo certinho, certamente deve ter essas mesmas preocupações, mas o que podemos fazer para evitar problemas com direitos autorais de vídeos ou imagens?

Direitos Autorais de Vídeos ou Imagens na Internet

Se você observar, nunca na Internet, se viu tantos blogs ou sites com uso de imagens sem referências as fontes! O que se aprende em cursos (os cursos mais sérios é claro) como o Método Start, é que devemos sempre citar as fontes, mas mesmo assim isso pode dar algum problema? A resposta é depende!

É sempre bom trazer casos práticos para análise. No site Escola do Dinheiro há um caso bem interessante para estudo. Essa justamente era a minha preocupação. Neste caso, Paulo Faustino cita uma situação em que ao usar uma imagem, citando a fonte e inclusive o link para o site onde retirou a imagem, com estas informações o autor rastreou na web e conseguiu entrar em contato pedindo dinheiro sobre o uso da imagem! Então, neste caso citar as fontes infelizmente foi um tiro no pé! Pois assim o autor conseguiu realizar uma simples busca na Internet e descobrir quem usava a imagem para fins comerciais.

O uso de imagens quase sempre tem alguma restrição quando se trata do uso para fins comerciais. Muitos usam sem associar que ao tentar monetizar um blog, já esbarram com o aspecto de estar comercializando, seja com adsense ou com vendas de infoprodutos.

Mas aqui no Brasil, segundos estudos, nunca se viu tanto o uso de imagens sem citar fontes, como se observa hoje e ao mesmo tempo nunca se viu um crescimento quase que exponencial, em processos relacionados a direitos autorais.

Então, o grande problema é que as pessoas não querem mais ler artigos com somente textos e sem imagens, ou até mesmo vídeos, devido ao estresse e correria do dia a dia. Mas como resolver este problema?

Antes de qualquer coisa, você deve ter pensado: “ah, mas o segredo é não aparecer imagens de pessoas por que o restante posso pegar gratuitamente na Internet”. Sobre isso, você sabia que na Europa já há na justiça processos de direitos autorais de imagens de paisagens? Então, se você passou por um local achou bonito e tirou uma foto e colocou em seu blog, pode ser processado por isso, você sabia? Bom, acho que tudo tem um limite e penso que causas assim, não é possível que se dê como causa ganha porque bens de visitação pública, deve gerar muitas controvérsias!

Então no mundo todo o uso de vídeos e imagens tem gerado debates acirrados e alguns blogueiros perdendo na justiça. Um caso recente no YouTube foi de um canal famoso (é claro que a maioria dos processos ocorrem mais quando o blogueiro já está ganhando muito dinheiro) onde ele usou uma música na edição do seu vídeo que tinha direitos autorais. Mas o grande problema é que ele pegou em um site em que autorizava esta ação e ele assumiu que estava fazendo tudo dentro da lei. Por isso, entendeu que a música foi autorizada para fins comerciais.

Um problema muito comum é pegar imagens em sites onde as imagens são livres, ou seja, podem ser usadas para fins comerciais. Você já pensou que pode pegar uma imagem qualquer proibida para fins comerciais e inserir na Internet em um local que você depois pega achando que era livre de direitos autorais e não era?

Soluções

Infelizmente não há uma solução definitiva para este problema. O que vários advogados recomendam é que busque a autorização dos autores dos blogs ou sites que tiver usando as imagens. É a opção mais correta. Mas vamos pensar que nem sempre isso é possível por conta da correria, então qual a solução?

Se você está monetizando seu blog, comece a considerar a possibilidade de usar imagens de sites com banco de imagens gratuitas e sérios (cuidado por que há sites gratuitos e que não são tão sérios) em que esteja claro que a imagem está associada a algum critério seguro de Creative Commons. Ou uma solução aina melhor é você mesmo elaborar suas imagens. Percebeu por que alguns blogueiros criam suas imagens? Por motivos óbvios como estes…

Mas o que pode ser feito por quem está começando e não pode comprar imagens? A solução é usar imagens com banco de imagens realmente gratuitas. Hoje tenho optado pelo uso de imagens gratuitas do Pixabay, elas possuem autorização de uso para fins comerciais. E mesmo assim para estar com tudo documentado, realizo printscreen de todas as telas para manter em arquivo. Veja um exemplo abaixo:

Fonte: Imagem Pixabay.com

Fonte: Imagem Pixabay.com

Se você observar há escrito “Licença; CC0 public Domain / FAQ Grátis para uso comercial” Procuro além de pegar a imagem, em deixar telas assim registradas em arquivo.

Mas e no caso dos vídeos? Vídeos penso que são mais complicados ainda! Neste caso, sugiro que realize seus próprios vídeos. Mas mesmo assim, pode usar vídeos de terceiros sem problemas, desde que os produtores autorizem o uso. No caso do mercado de afiliados, não adianta por que é algo que perde tempo mesmo, e é necessário pegar autorização de cada produtor, caso opte por usar algum vídeo deles.

Bom, estas são as formas que tenho encontrado mais seguras. Resolvi escrever este artigo para gerar um debate sobre o assunto na Revista Blogosfera por que pode ser que você tenha mais fontes para enriquecer este artigo, ou até mesmo outras sugestões, que possam ajudar os leitores.

Por isso, deixe sua contribuição e compartilhe suas experiências!

Até breve!

Fonte: Imagem Pixabay.

Aprenda a fazer MUITAS vendas no Hotmart, todos os dias, sem investir em anúncios pagos

Cristiane Gouget

Sou formada em Economia e mestrando em Economia Empresarial e apaixonada por assuntos relacionados ao Empreendedorismo Digital e Finanças Pessoais. Autora dos Blogs: Experts Digitais e Guarde Dinheiro.

Website: http://expertsdigitais.com.br

4 Comentários

  1. Rodrigo

    Belo artigo, um dos melhores que li até o momento a respeito do assunto, bem, pergunto: no caso dos tão famosos e virais “memes” que hoje invadem a internet em especial as páginas do facebook, algumas dessas páginas com 2 milhões, 6 milhões e até 9 milhões de curtidas, como fica?? Afinal, em sua maioria são imagens retiradas da internet em muitos casos do google imagens, e por terem número tão expressivo de curtidas, essas páginas estão ativas a muitos anos realizando isso.
    Obrigado.

  2. matilde

    Ola bom dia gostaria de fazer videos utilizando poemas e fotos da internet.
    Tipo videos de motivação, romance, etc. tenho que tomar alguns cuidados?
    posso postar no youtube

  3. EDVALDO RAMOS DELGADO

    Boa noite, antes de qualquer coisa, parabéns pelo belo texto.

    Eu tenho uma dúvida, eu estou criando um site de futebol e pretendo exibir os gols da rodada.

    1) eu coloco “imagens cedidas pela ESPN”.

    2) coloco o logo da “ESPN” no canto do vídeo.

    Como devo proceder, quero agir dentro da lei?

    Abraços

    • Edvaldo, nesse caso não tem como, se a empresa descobrir, vai pedir para retirar o vídeo e o Youtube faz isso rapidamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *