10 direitos e deveres do blogueiro consciente

Esse artigo foi escrito por Arthurius Maximus do Visão Panorâmica para a Edição 6 da Revista Blogosfera.

Muitas listas já foram escritas sobre o assunto e muito se fala na Blogosfera a respeito disso. Por suas próprias características de individualidade e pulverização, muitos blogs brasileiros ainda carecem de uma visão mais ética e profissional por parte de seus editores.

Mas, mesmo você não querendo se transformar em um problogger e pense no seu blog apenas como um repositório de seus anseios e ideias; é importante atuar na blogosfera seguindo alguns conceitos éticos comuns, mas muito importantes.

10 direitos e deveres do blogueiro consciente

direitos e deveres do blogueiro

Eles podem ser concentrados em dez direitos e deveres que todo o blogueiro deve ter em mente. Mas, se pensarmos bem, essa lista serve tanto aos deveres quanto aos direitos. Pois, assim como em qualquer atividade humana, é o bom senso que dita: você não deve fazer aos outros o que não gosta que façam a você.

Logo, todo blogueiro tem o direito e o dever de:

1- Expôr seus pensamentos livremente conforme seus ideias e sua visão de vida. Afinal, porque o leitor vai se interessar pelo seu blog se ele é apenas a repetição de velhos clichês e do discurso pasteurizado da “Grande Mídia”.

2- Ser criativo e não plagiar textos alheios dando asas a sua imaginação sem se preocupar com a crítica alheia. Pois o plágio, além de crime, consiste no pior atestado de incompetência que um blogueiro pode emitir.

3- Censurar comentários ofensivos a você ou aos seus leitores. É sempre bom lembrar que a liberdade de expressão deve ser acompanhada de educação, civilidade e respeito ao próximo e, como blogueiro, é de sua responsabilidade a manutenção de um ambiente de debate respeitoso e sadio no seu blog.

4- Responder aos seus comentários. Educação e respeito nunca são demais. É fundamental responder aos comentários dos seus leitores. Se eles ofereceram um pouco de seu tempo ao seu texto, nada mais justo que você faça o mesmo. É claro que você não vai sair por aí respondendo comentários sem sentido ou spams; mas, é vital cativar e reverenciar o bom comentarista.

5- Respeitar o seu leitor é sempre o elemento chave de qualquer publicação. Afinal de contas, é para ele que você escreve. Se não fosse assim, para que ter um blog? Melhor seria manter um diário trancado na gaveta. É o leitor o verdadeiro dono do blog e a razão dele existir.

Quer continuar lendo esse artigo? Então faça o download da Edição 6 da Revista Blogosfera, é inteiramente grátis.

Aprenda a fazer MUITAS vendas no Hotmart, todos os dias, sem investir em anúncios pagos

Gustavo Freitas

Problogger, Professor universitário e Consultor em desenvolvimento e monetização de blogs. Saiba mais no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://revistablogosfera.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *