Revista Blogosfera

Uma revista feita de blogueiro para blogueiro

Entrevista: As Vozes do Vale do Jequitinhonha

Autor: Gustavo Freitas 14 de março de 2012 1 Comentário

Projeto da UFMG ensina jovens do norte de Minas Gerais a criarem seus próprios podcasts, mostrando um lado da região diferente daquele mostrado pela grande mídia.

O Polo Jequitinhonha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolve junto aos jovens de diversas cidades do Vale do Jequitinhonha, norte do estado, uma série de atividades e oficinas. Um dos projetos desenvolvidos é o Vozes do Vale. A oficina permite que os participantes criem seus próprios podcasts, abordando os mais variados assuntos, desde programas musicais até debates sobre problemas dos municípios. Widller Maciel, estudante de Jornalismo e bolsista do Polo, conversa com a Revista Blogosfera, contando um pouco mais sobre o Vozes do Vale.

Revista Blogosfera: O que é o Vozes do Vale?

Widller Maciel: O Vozes do Vale é um projeto de extensão que integra o Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, na área da Comunicação, e que busca trabalhar com as questões do acesso público às mídias, do protagonismo juvenil e da visibilidade midiática aos jovens, através de oficinas que apresentem à juventude da região uma nova ferramenta de áudio, o podcast.
RB: Como surgiu o projeto e há quanto tempo ele existe?

WM: O projeto surgiu da necessidade de ser ter no Polo Jequitinhonha uma divulgação das ações do programa no Vale e dos eventos que acontecem na região, como o Festivale (Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha), além de dar voz a personagens característicos do Jequitinhonha. Tanto é que o Vozes do Vale surgiu através de uma parceria entre o Polo, o Departamento de Comunicação Social (DCS) da UFMG e a Rádio UFMG Educativa, como um programa de rádio que era transmitido pela emissora da universidade. O Vozes do Vale começou dessa forma em 2005, ou seja, o projeto faz sete anos em 2012.

RB: Além do Vozes do Vale, que outros projetos vocês mantêm no Vale do Jequitinhonha?

WM: Na área de Comunicação, o Polo Jequitinhonha conta com os projetos Agência de Comunicação Solidária no Vale do Jequitinhonha, responsável, entre outras coisas, pelas Assessorias de Comunicação Colaborativa prestada aos eventos que acontecem na região, como os 50 anos da cidade de Itaobim, por exemplo; e o Suporte de Comunicação, que atende demandas da área no programa e no Vale. Além da Comunicação, o Polo mantém projetos nas áreas do Artesanato Cooperativo e da Base Informacional do programa.

Problogger, Professor universitário e Consultor em desenvolvimento e monetização de blogs. Saiba mais no Gustavo Freitas.Net.

vagas de emprego E-book gratuito

CommentLuv badge

Procurar

Parceiros


musica anos 80