Jornalismo empreendedor na blogosfera e mídias sociais

Até bem pouco tempo atrás, as faculdades de jornalismo formavam profissionais para trabalharem em redação ou que estavam habilitados para fazer assessoria de comunicação para personalidades, políticos, atletas, instituições ou empresas.

Há cerca de uns cinco anos, uma nova alternativa tem ganhado força entre os jornalistas, principalmente pela liberdade de expressão e custo relativamente baixo. Trata-se da internet. Uma plataforma de comunicação que se tornou uma janela para o jornalismo, enquanto os veículos tradicionais insistiam nas mesmas portas analógicas.

Mais do que lazer, a internet se tornou uma opção profissional de atuação jornalística. Seja editando blogs, sites ou até mesmo gerenciando redes sociais para um potencial assessorado.

O fato é que a internet modificou (e está modificando) o fazer jornalístico e, principalmente, a relação da imprensa com o público. Pela web, um repórter pode escolher fazer uma cobertura de um determinado assunto pelo Twitter, postando fotos e impressões em tempo real, por exemplo, e logo depois postar a apuração final dessa matéria em seu blog e ainda repercuti-la no Facebook. Já para um assessor, ele pode trabalhar como ghost writter e estreitar pela web a relação dele com o público-alvo, monitorando e preservando a imagem de seu cliente.

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Gustavo Freitas

Problogger, Professor universitário e Consultor em desenvolvimento e monetização de blogs. Saiba mais no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://revistablogosfera.com.br

1 Comentário

  1. Joaquim Pires

    Prezado Gustavo,

    Muito chato ter que baixar os arquivos via rede
    social …

    Eu ja desisti de ler seus artigos, apesar de parecerem bons.

    Saudacoes

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