O MestreCast deu certo, saiba por quê

Saudações, amigos!

Primeiramente é um prazer fazer parte desta edição da Revista Blogosfera e contar um pouco da minha experiência com podcasts.

Essa nova alternativa para divulgar o conteúdo na Internet é bastante trabalhosa de se fazer, mas muito gratificante quando pronta e repercutida pela rede a fora. Pretendo dividir neste texto um pouco da história do MestreCast, o podcast da MestreSEO, aliando dicas e pontos importantes a serem considerados por vocês que têm interesse em criar um podcast também.

A idéia de montar o programa saiu no final de novembro de 2010. Ao lado de Fábio Ricotta, nosso CEO e uma das referências em search no Brasil, veio a proposta de estrearmos um podcast interno.

Diferente do que tínhamos na época, a intenção não era debater as novidades da área a cada semana, mas sim trazer temas variados, passar lições e dicas sobre todos os assuntos que englobam o nicho de search, social media e até marketing em geral. Aliás, decidir a pauta padrão de cada programa é uma das etapas essenciais se você está disposto a começar um podcast. O assunto deve ser pensado com carinho para atingir em cheio o público-alvo (que também deve ser definido com eficiência).

o mestrecast deu certo

Pense também no tempo e se atenha a ele. A duração de cada programa deve bater com o estilo da apresentação. Nosso MestreCast sempre foi tratado como uma roda de debates (inclusive costumo brincar com termos como “mesa virtual” nas gravações) e, portanto, edições de 45 minutos, uma hora, ou um pouco mais são aceitáveis. Se sua intenção for montar algo rápido, apenas com notícias ou dicas de bate-pronto, passar de trinta minutos de edição pode ser cansativo para o ouvinte. Se for estender demais o tempo determinado, faça duas partes de um mesmo programa, lançando em datas diferentes.

Quer continuar lendo esse artigo? Então faça o download da Edição 4 da Revista Blogosfera, é inteiramente grátis.

Aprenda a fazer MUITAS vendas no Hotmart, todos os dias, sem investir em anúncios pagos

Gustavo Freitas

Problogger, Professor universitário e Consultor em desenvolvimento e monetização de blogs. Saiba mais no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://revistablogosfera.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *