Receba sugestões de seus visitantes

Esse artigo foi escrito pelo Adelson Smania do Gerenciando Blog para a Edição 5 da Revista Blogosfera.

Em alguns aspectos, vejo meu blog como um negócio onde há um “fornecedor” (eu) e “consumidores” (meus leitores). Como em qualquer outro negócio, é importante que o fornecedor ouça seus consumidores para conhecer seus anseios, suas opiniões e suas ideias.

Particularmente, considero essencial ouvir as sugestões dos meus leitores, seja com relação a mudanças que eles consideram importantes no Gerenciando Blog como também quanto a novos artigos que eu poderia escrever.

Sei que essa ideia é discutível e mesmo polêmica. O visionário Steve Jobs costumava dizer que “As pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas”. É claro que este é um pensamento válido, especialmente quando você deseja surpreender seus leitores.

No entanto, quando você não permite que eles lhe digam o que pensam e esperam, você pode perder a oportunidade de fazer alterações positivas e mesmo de escrever artigos que caiam como uma luva para seus visitantes.

Há diversas formas para você ouvir seus leitores. A mais simples costuma ser o próprio formulário de comentários que você tem em seu blog. Particularmente, não gosto muito desta opção, pois comentários com sugestões para novos artigos não costumam ter relação com o tema tratado no texto onde o comentário foi deixado. Assim, eles acabam “poluindo” a conversa e confundindo os futuros comentaristas.

Quer continuar lendo esse artigo? Então faça o download da Edição 5 da Revista Blogosfera, é inteiramente grátis.

 

Aprenda a fazer MUITAS vendas no Hotmart, todos os dias, sem investir em anúncios pagos

Gustavo Freitas

Problogger, Professor universitário e Consultor em desenvolvimento e monetização de blogs. Saiba mais no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://revistablogosfera.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *