Responda a sete perguntas e tenha todas as respostas

por Bebel Magalhães

Quem? Quando? Onde?Como? Por quê?Quanto? As respostas a essas perguntas podem fazer a diferença para escrever um ótimo artigo ou criar um novo projeto. Basta escolher uma boa pauta ou tema e dissertar organizando as respostas de forma que o leitor fique totalmente informado e satisfeito ao finalizar a leitura. Aprendi essa “dica” no meu primeiro trabalho como repórter de um jornal impresso. Com o passar dos anos e com o jornalismo digital muitas coisas mudaram e a forma de escrever também mudou, mas as respostas a essas sete perguntas ainda criam um texto completo, que comunica e atende às expectativas do nosso leitor.

Conhecendo as perguntas

O quê?

Quando respondemos a essa pergunta estamos definindo o tema do nosso artigo. Sobre o quê vamos falar. Seja numa notícia ou num artigo baseado em fatos e dados comprovados o tema em questão deve estar bem definido, inclusive no título do artigo e assim deverá atrair leitores realmente interessados no mesmo.

Quem?

Geralmente se define com essa resposta as pessoas envolvidas no assunto ou no fato em si. Seja o próprio autor que revela sua experiência no tema ou a citação de um estudo, estatística ou mesmo a opinião de outra pessoa que traz credibilidade por ter autoridade . No caso das notícias define as pessoas envolvidas naquele factual.

Quando?

Situar o leitor no tempo é um ponto importante quando queremos contar um fato ou falar sobre um assunto qualquer. Saber quando, desde quando ou até quando fará toda a diferença na compreensão do texto.

Onde?

Não menos importante é localizar seu leitor geograficamente no contexto que você está dissertando. Tanto faz se no passado, presente ou futuro. Saber onde aconteceu, está acontecendo ou acontecerá determinado fato. É de primordial importância.

Como?

Essa resposta se refere à forma como aconteceu um fato ou ao procedimento que deve ser realizado para conseguir um objetivo. Se você está escrevendo uma notícia esta é a hora de contar ao leitor de que forma ocorreu esse ou qual o procedimento para realizar algo.

Por quê?

A resposta para essa pergunta traz ao leitor uma ideia ou a certeza dos resultados esperados para determinada ação ligada ao tema. Explica o motivo, a importância de falar sobre isso ou aquilo

Quanto?

Não menos importante é saber os custos de um determinado negócio, curso, palestra, prejuízo. Saber quanto e em que moeda pode nos situar perfeitamente fazendo com que o tema em questão torne-se ainda mais detalhado e compreendido.

Exemplos de notícia com as 7 respostas

Com o tema “faça e seja feliz”,  artistas de teatro da Companhia de teatro Arte e Vida farão um show beneficente ao Hospital do Câncer Infantil de Barretos no próximo dia 14 no Parque do Ibirapuera em São Paulo. Os ingressos sairão por R$ 50,00 e podem ser adquiridos no site. A venda dos ingressos tem como objetivo angariar fundos para a construção da nova biblioteca do hospital.

O quê? Show beneficente “faça e seja feliz”

Quem? Artistas da Cia de Teatro Arte e Vida

Quando? Próximo dia 14

Onde? No parque do Ibirapuera em São Paulo

Como? Comprar através do site

Por quê? Angariar fundos

Quanto: 50 reais o ingresso

Exemplo de artigo com as 7 respostas

O Facebook acaba de disponibilizar uma nova ferramenta para os administradores de páginas: botão programar publicações. Desde o dia 10 de agosto de 2013 a ferramenta estava sendo testada para alguns perfis e desde ontem está disponível para todos os usuários da rede social. A ferramenta é grátis e deve facilitar a vida dos administradores. Para saber como utilizar a ferramenta acesse o tutorial AQUI

O quê? Nova ferramenta botão programar publicações

Quem? Facebook

Quando? Desde o dia 10 de agosto

Onde? Páginas do Facebook

Como? tutorial

Por quê? Facilitar o trabalho dos administradores de páginas

Quanto: gratuito

Gostou? Então guarde com você essas 7 perguntinhas básicas e escreva seus artigos ou notícias sem medo de errar, usando as respostas. Cada pergunta é uma etapa e cada etapa pode ser  ainda mais detalhada colaborando para o melhor entendimento do leitor. Use as respostas e Até a próxima!

 

Aprenda a fazer MUITAS vendas no Hotmart, todos os dias, sem investir em anúncios pagos

Bebel Magalhães

Na Bahia desde 1998 a paulistana Isabella Magalhães atuou em alguns jornais e rádios de Porto Seguro. Hoje dirige a empresa VITRINE COMUNICAÇÃO DIGITAL. É fã da internet e suas infinitas possibilidades e a blogosfera é sua grande paixão.

Website: http://www.vitrinedacosta.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *