Viva la Revolucion! Redes sociais estimulam o debate e a liberdade editorial

Desconstrução. Essa é a palavra que me vem à mente quando falamos do poder de alcance das redes sociais. Hoje, seja por meio de um post no blog, um tweet ou de uma postagem no Facebook compartilhada e curtida por vários amigos, qualquer um pode produzir e repercutir conteúdo para uma gama incalculável de pessoas.

As redes sociais desconstruíram a mídia tradicional e ampliaram a voz dos blogs, dos produtores de conteúdo online independente. Estamos em processo de revolução da informação, do que entendemos como mídia, seja como blogagem e/ou jornalismo online.

Tudo está sendo (re)construído e adaptado. Até três anos, ninguém imaginava o poder de alcance midiático de um smartphone ou de um tablet. Hoje, com um celular multifuncional e uma internet 3G, você pode reportar qualquer fato de qualquer lugar do mundo em tempo real.

É uma pequena mídia com um gigantesco alcance. Para nós jornalistas, que estamos acostumados com o padrão formal de produção de conteúdo da TV e/ou do impresso, principalmente, quando se entra no Online a coisa pode se tornar assustadora pela liberdade e múltiplas formas de fazer uma cobertura em broadcasting digital.

O que na TV pode render uma matéria de no máximo dois minutos, no jornalismo praticado na internet pode virar nota, reportagem no Portal, infográfico, fórum de internautas numa comunidade no Orkut, enquete, tweets em tempo real, fotos exclusivas na Page Fan do Facebook e análise no blog.

São inúmeras possibilidades que podem ser pensadas não só pelo jornalista, mas também pelo blogueiro que quer aproveitar a instantaneidade das redes sociais e de um dado fato e/ou acontecimento.

redes sociais estimulam o debate

Quer continuar lendo esse artigo? Então faça o download da Edição 3 da Revista Blogosfera, é inteiramente grátis.

Aprenda a fazer MUITAS vendas no Hotmart, todos os dias, sem investir em anúncios pagos

Gustavo Freitas

Problogger, Professor universitário e Consultor em desenvolvimento e monetização de blogs. Saiba mais no Gustavo Freitas.Net.

Website: http://revistablogosfera.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *