Exiba Sidebars únicas em cada página utilizando o plugin Widget Logic

Por muitas vezes é necessário em nossos sites exibir uma Sidebar personalizada para cada página, exibindo algo mais relacionado ao conteúdo que está sendo consumindo pelo usuário.

Com isso você consegue aumentar a permanência do leitor exibindo artigos relacionados, ou até mesmo convertendo em vendas de algum Infoproduto, leads para a sua lista, cliques em anúncios do Google Adsense, entre outros.

A Sidebar é composta por Widgets do WordPress, nesse artigo vamos ensinar como utilizar o plugin Widget Logic para personalizar essa área de acordo a sua preferência.

Widget Logic

Faça o download do Widget Logic e instalação no WordPress.

Após isso, o plugin cria um campo na sua área de Widgets, destacada na imagem abaixo.

View post on imgur.com

É nessa área que vamos colocar os códigos para personalizar a Sidebar.

Vamos a alguns exemplos:

is_home() – Esse comando serve para exibir o Widget apenas na página inicial

!is_home() – O mesmo comando, com o símbolo de exclamação no ínicio faz o contrário, exibe em todas as páginas, com exceção da página inicial.

!is_page(‘nome-da-pagina’) – Esse comando serve para excluir o Widget de uma página específica, utilizando o slug como identificação. Se a sua página é por exemplo www.exemplo.com/revista-blogosfera o comando ficaria !is_page(‘revista-blogosfera’)

is_category(5) – Esse comando é muito útil, exibe o Widget em todas as páginas da categoria 5, é possível ainda fazer uma combinação utilizando o comando is_category( array ( 5,6,7 )), dessa forma o Widget seria exibido nas categorias de ID 5,6 e 7.

Você pode ainda combinar algumas regras, utilizando ||, por exemplo:

is_home() || is_category(8) – Esse comando faz o Widget aparecer na página inicial e em todas as páginas da categoria de ID 8.

Na prática se o site fala por exemplo sobre Marketing Digital, você pode em todos os textos que estão na categoria monetização, Google Adsense, ou Infoprodutos colocar alguns textos relacionados para aumentar a navegação do usuário no site. Pode ainda colocar o anúncio de algum Infoproduto do nicho ou um e-book gratuito para conseguir o e-mail para a sua lista.

As possibilidades são muitas, basta combinar as funções do Widget Logic e personalizar totalmente o seu site.

Aqui estamos citando apenas a Sidebar, mas se o seu tema suporta a utilização de Widgets em outras áreas como no topo do site, footer, após os artigos, entre outras posições, você pode personalizar tudo isso também, utilizando os mesmos comandos.

Informação importante sobre o Widget Logic

Se você fizer alguma configuração errada no plugin, ele pode “quebrar” o seu tema. Por isso é muito importante que você trabalhe com uma aba do navegador em separado com o seu site aberto. Faça a configuração, salve e teste na aba separada para ver se está tudo certo, se algo der errado é só apagar e salvar novamente.

Todas as configurações possíveis do Widget Logic você encontra na página onde fez o download do plugin, com outros exemplos, comandos e situações possíveis.

Gostou da dica? Alguma dúvida? Utilize os comentários, será um prazer responder a todos!

Por Denilson Marcos

Aprenda a fazer MUITAS vendas no Hotmart, todos os dias, sem investir em anúncios pagos

Denilson Marcos

Confira no primeiro parágrafo as informações relativas ao autor desse artigo.

Website: https://revistablogosfera.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *